SP tem delegacia especializada em crimes contra público LGBT

Desde 2006 o Estado de São Paulo conta com a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que permite o registro de denúncias contra homofobia e transfobia. A Capital passou a contar com um serviço responsável por reprimir delitos que envolvessem intolerância.

O órgão recebe queixas de crimes de injúria, difamação e agressão via e-mail, telefone ou presencialmente, onde a vítima é acolhida e recepcionada por profissionais especializados. A unidade é preparada para orientar e encaminhar, quando necessário, essas pessoas a demais serviços públicos.

“A criação do Decradi permitiu que nós combatêssemos a homofobia e transfobia praticadas por grupos intolerantes. Era muito comum esse tipo de violência, mas como desempenhamos um trabalho de inteligência para coibir esses crimes, identificamos membros de diversos grupos e conseguimos reduzir o número de agressões”, explica a delega da Decradi, Daniela Branco.

Vale ressaltar que todas as delegacias do Estado de São Paulo estão preparadas para receber esse tipo de denúncia. Basta a pessoa ir até unidade mais próxima do ocorrido ou de sua residência para fazer o registro.

Delegacia Eletrônica

O site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) oferece um campo de registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico. Tanto o presencial quanto o online, é possível incluir o nome social, no caso de travestis, mulheres transexuais e homens trans, e como homofobia e transfobia como “Provável Motivação do Crime”. Isso, sem dúvida, permite a criação de estatísticas que corroboram para o desenvolvimento de políticas públicas.

Profissionais qualificados

Por mais que a Decradi reúna serviços especializados no combate a crimes que envolvam a comunidade LGBT, os profissionais de segurança que atuam em São Paulo são capacitados para atender a demandas dessa natureza.

Fazem parte da formação dos policiais matérias como direitos humanos e diversidade de gênero.

Saiba mais:

Decradi – Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância

Rua Brigadeiro Tobias, 552 – Centro, São Paulo – SP

Segunda à sexta, 09h às 19h

Para denúncias ou orientações: decradi@policiacivil.sp.gov.br / (11) 3311-3555

Também é possível acessar através do site da Polícia Civil de São Paulo: www.policiacivil.sp.gov.br

(Visited 3 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta